Key Figures

Total de Refugiados (as) e Migrantes da Venezuela no Brasil
261,441
31 Oct 2020
Refugiados (as) venezuelanos (as) reconhecidos no Brasil
46,343
Solicitações de Refúgio de Venezuelanos (as) no Brasil
96,556
Venezuelanos (as) com visto de residência no Brasil
145,462

O que é a R4V?

Em abril de 2018, o Secretário Geral da ONU solicitou ao ACNUR e à OIM que coordenassem respostas operativas, integradas interagências diante do acentuado deslocamento de refugiados e migrantes venezuelanos.

A Plataforma Regional de Coordenação Interagencial, criada, pelas duas agências em setembro de 2018, é o núcleo destes esforços, com estruturas de coordenação em nível nacional (Brasil, Colômbia, Equador, Peru e outros países e regiões afetadas).

Documentos

Reporte/Informe
Document image
Voces de las Personas Refugiadas en Brasil

Informe de ACNUR Brasil basado en el diálogo y las consultas con refugiados y solicitantes de la condición de refugiado en Brasil entre octubre y noviembre de 2020.

Downloads:
9
Published:
13 September 2021
Tags:
Comunicación con las comunidades (CwC) Datos y estadísticas
Guidance
Document image
GUIA para CONTRATAÇÃO de MIGRANTES pelo SETOR PÚBLICO

O poder público tem o papel crucial de ser o indutor de desenvolvimento  sustentável.  Com  as  transformações  do  mundo,  a  Administração Pública tem que atender as demandas históricas e ainda se reinventar para enfrentar os novos desafios, sem deixar ninguém para trás. Mais do que usuários dos serviços públicos, os migrantes e outras minorias têm papel fundamental para a superação dos desafios apresentados.  “Fazer  mais com menos”  sempre  foi o  lema do setor  público, mas com a inclusão da pluralidade de talentos é possível “juntos fazer melhor”. Quanto maior a diversidade de pessoas no setor público, melhores  serão  as  políticas  públicas.  A  seguir,  com  base  na  legislação  brasileira, apresentamos algumas questões e sugestões de caminhos a serem seguidos para a incentivar a atuação do migrante nos serviços públicos.

Downloads:
3
Published:
13 September 2021
Tags:
Training Material
Training Materials
Document image
Manual - Programa de Formação em Captação de Recursos

O manual contém informações-chave sobre estratégias de captação de recursos para organizações de pequeno porte, com o objetivo de fortalecer os perfis desses parceiros, cobrindo tópicos como elaboração de propostas, estratégias individuais de captação e relacionamentos com parceiros. Esta publicação se baseou no programa de formação oferecido pelo ACNUR para organizações de pequeno porte que trabalham com refugiados e migrantes da Venezuela no contexto da plataforma R4V - Resposta para Venezuelanos, prestando serviços de abrigamento, integração, integração local, entre outros.

Downloads:
38
Published:
30 July 2021
Tags:
Training Material fundraising
Report
Document image
IOM-MPI: Socioeconomic Integration of Venezuelan Migrants and Refugees: The Cases of Brazil, Chile, Colombia, Ecuador, and Peru

To examine the socioeconomic integration of Venezuelan migrants and refugees, this report analyzes data from the International Organization for Migration’s Displacement Tracking Matrix, as well as a variety of other surveys and studies. This report offers a sociodemographic profile of Venezuelans in Brazil, Chile, Colombia, Ecuador, and Peru, which together host more than 70 percent of the total Venezuelan migrant and refugee population worldwide. It also explores several key dimensions of integration for Venezuelans in the five countries—levels of economic inclusion, education, access to health care, and social cohesion.

Downloads:
81
Published:
29 July 2021
Tags:
Data & Statistics Situation Reports
Guía
Document image
Guía informativa sobre políticas de emprendimiento para personas migrantes y refugiadas

Esta guía sostiene que el emprendimiento puede ser una forma eficaz de incluir a las personas migrantes y refugiadas en las economías locales, compartiendo sus conocimientos y espíritu emprendedor, y creando nuevas oportunidades de mercado y redes transfronterizas. El emprendimiento también puede formar parte de las soluciones a largo plazo necesarias para hacer frente a las consecuencias de los grandes movimientos de personas desplazadas por la fuerza, además de las importantes medidas que se han adoptado para hacer frente a los efectos inmediatos de las crisis humanitarias. La creación de oportunidades económicas para todos y todas, con el propósito de no dejar a nadie atrás, es una de las prioridades principales de la Agenda 2030 para el Desarrollo Sostenible de la ONU. Uno de los mecanismos para lograrlo es, por tanto, la promoción del emprendimiento.

Downloads:
36
Published:
28 July 2021
Tags:
Material de entrenamiento
Reporte/Informe
Document image
La paradoja de la recuperación en América Latina y el Caribe. Crecimiento con persistentes problemas estructurales: desigualdad, pobreza, poca inversión y baja productividad

Este Informe Especial es el undécimo de una serie que elabora la CEPAL sobre la evolución y los efectos de la pandemia de COVID-19 en América Latina y el Caribe. En él se analiza el comportamiento de los principales indicadores económicos y sociales de la región y se presentan nuevas proyecciones económicas para los países, a más de un año de la aparición de la pandemia de COVID-19. Asimismo, se formulan propuestas de política para lograr una recuperación transformadora basada en la construcción de un nuevo estilo de desarrollo.

Downloads:
8
Published:
28 July 2021
Tags:
Datos y estadísticas Informes de situación
View all documents

Notícias

Artigo
Plataforma R4V parabeniza Operação Acolhida por mutirão de vacinação contra a COVID-19 entre refugiados e migrantes venezuelanos
11 Aug 2021

Com apoio da Prefeitura de Boa Vista, a Operação Acolhida reforçou a vacinação contra COVID-19 de pessoas refugiadas e migrantes abrigadas na cidade…

Read article
Artigo
Em apoio direto à Operação Acolhida, OIM chega a 10 mil passagens fornecidas para interiorização de venezuelanos
25 Feb 2021

Boa Vista - A Organização Internacional para as Migrações (OIM) alcança agora em janeiro o marco de 10 mil passagens adquiridas para refugiados e…

Read article
“Meu desafio ao mundo: façam a paz e me tirem do emprego”
08 Feb 2021

Enquanto um mundo despedaçado começava a se reconstruir após a Segunda Guerra Mundial, o ACNUR recebeu a tarefa de encontrar um novo lar para os…

Read article
Ministério da Cidadania, ACNUR e OIM lançam painel sobre integração e interiorização de venezuelanos no Brasil
08 Feb 2021

Desde 2018, mais de 45 mil venezuelanos foram interiorizados de Roraima para mais de 600 municípios de 26 estados brasileiros e o Distrito Federal…

Read article
See all news

Calendário

Type of view
Sun Mon Tue Wed Thu Fri Sat
29
30
31
1
2
3
4
 
 
 
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
1
2
 
 

RMRP 2021 Brazil

Parceiros da Plataforma Nacional

parceiros

 

Plano de Resposta a Refugiados e Migrantes Venezuelanos 2021

Plano de Resposta a Refugiados e Migrantes Venezuelanos 2021

O Plano de Resposta a Refugiados e Migrantes Venezuelanos 2021 foi lançado em 4 de março. Agências da ONU e sociedade civil pedem R$ 500 milhões para apoiar as ações do Governo Brasileiro para essa população. Recursos financiarão atividades da Plataforma

Trello

Aviso legal:

Este é um site de operação entre agências do Sistema das Nações Unidas no Brasil, gerenciada e apoiada pela Plataforma Regional de Coordenação Interagências para Refugiados, Refugiadas e Migrantes da Venezuela, liderada conjuntamente pelo ACNUR e OIM. Esta página procura ser um site de entrada comum, o que facilita a comunicação, melhora a coordenação das operações na região e o apoio com base em fatos e resultados para atender às necessidades dos refugiados, refugiadas e migrantes da Venezuela. Os documentos, números e conteúdos relacionados publicados neste portal pelos participantes da Plataforma são acompanhados pelas fontes de onde eles vêm, e as opiniões neles expressas não refletem necessariamente a opinião ou aprovação do ACNUR e da OIM.